Classificação: LIVRE
Habitar o tempo

Santíssima

Con (fiar)
Sinopse:

Entre agosto e dezembro de 2018 o projeto Lugares Imaginários de Memória percorreu as ruas dos bairros de Tiradentes realizando entrevistas com habitantes dos bairros que se situam fora do centro histórico e investigando a forma da comunidade se relacionar com o seu espaço urbano. Em 2024, o projeto de extensão Con(fiar) está revisitando esses lugares de memória em busca de imagens de uma Tiradentes contemporânea, e produzindo uma série documental abordando as memórias confidenciadas. Em “Santíssima” abordamos a tradicional festa da Santíssima Trindade na cidade de Tiradentes, MInas Gerais. O Jubileu da Santíssima Trindade é uma festa religiosa que acontece há mais de 240 anos na cidade de Tiradentes, tendo sido realizado pela primeira vez em 1776. A festa tem a característica de trazer um grande número de romeiros a Tiradentes, incluindo aqueles que residem nas cidades vizinhas. A lembrança faz o passado surgir no presente, tornando o antigo sempre atual. Os romeiros vêm em prece aos pés da imagem do Pai Eterno, esculpida no século XVIII, e também se movimentam externamente ao Santuário, onde muitas barracas dividem o espaço ao longo das vias, tendo como um dos produtos à venda, muito típico da época, a mexerica-pocã (ponkan). O que se registra enquanto patrimônio, não é o valor religioso de uma manifestação, mas seu aspecto de participação e pertencimento no tempo, dando à sociedade que se transforma a noção de temporalidade e duração. Portanto, “Santíssima” não se trata de um filme que visa propagar ou difundir uma determinada fé, mas bens culturais que resultam de práticas tradicionais que muitas vezes estão relacionadas com a religião popular, expressando valores de diversas crenças.

Ficha Técnica:

Gênero: Experimental
Direção: Jardel Santos e Luísa Meinberg
Identidade Visual: Antônio Vinícius Cardoso Santos e Marcelli de Oliveira
Comunicação e Design: Marcelli de Oliveira
Captação de imagens: Luísa Meinberg
Edição: Luísa Meinberg
Entrevistados: Rogério de Almeida, Renata Franca, Francisca Rosa, Florinda Muniz, César Reis, Marilza Trindade e Sabrina Trindade.
Duração: 3 min 19 seg
Ano: 2024
GRAVAÇÕES - maio a julho de 2024 - Tiradentes (MG)

Lugares Imaginários de Memória
Realização: Figuras da Memória – Grupo de Pesquisa da Escola de Belas Artes/UFMG
Coordenação, pesquisa e textos: Carlos Henrique Falci
Produção: Lila Gaudêncio e Tina Horta
Edição de áudio: Tina Horta

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Pular para o conteúdo