fbpx
Classificação: Livre
Terra em crise

Joaquim (Até Quando?)

Rodrigo Piteco
Sinopse:

A música escolhida para ser o primeiro videoclipe do novo trabalho do Falcatrua é “Joaquim (Até Quando?)”, uma canção que pergunta, em tom irônico: “Até quando vai essa fábrica de mártires que não acaba mais? Chico Mendes, Zumbi, Dorothy Stang, Amarildo Marielle, o nosso próprio sangue?”
O eco dessa pergunta foi transformado em imagens que se embaralham no ritmo cosmopolita das capitais. Uma câmera que flutua entre o verde das árvores do Parque Municipal de Belo Horizonte, pairando sobre as pessoas, para se lançar no cinza do asfalto da avenida Afonso Pena, nos colocando cara a cara com um semblante que só vemos de baixo para cima: o rosto da estátua de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier).
Em um sorvedouro de referências imagéticas a partir de situações comuns, Rodrigo Oliveira (Piteco), diretor do novo videoclipe, cria um mosaico de imagens que vão se amalgamando no ritmo de um virtuoso voo de drone.
O drone vem se tornando uma espécie de elemento da nova “fauna” urbana nas grandes cidades pelo mundo, e já podemos sentir seus efeitos nas produções audiovisuais, com suas tomadas flutuantes e colossais.
Esse foi o ponto de partida de Piteco para conceber um roteiro com a dinâmica de um plano-sequência, que desenha uma veemente sucessão de imagens em um voo panorâmico pelo centro de nossa Belo Horizonte, flagrando os integrantes da banda (Miglio, Jovem, Cesco e Fred) em densas situações cotidianas, em torno da simbólica estátua de Tiradentes.
Nas palavras do crítico de cinema japonês Souzousareta Geijutsuka, “Um videoclipe ousado e intenso que prende o espectador por seu ritmo certeiro e sua fotografia e arte cuidadosas. Destaque para a habilidade de quem opera o drone”.

Ficha Técnica:

Direção e roteiro Rodrigo Oliveira Piteco
Direção de Fotografia e drone: Alysson Bruno
Direção de arte e figurino: Luiza Palhares
Elenco: André Miglio, Danilo Jovem, Cesco Napoli e Fred Corrêa
Mixagem: Midanix
masterização: Ricardo Garcia

Pular para o conteúdo